Outra tradição natalina aqui na Alemanha é a de fazer biscoitos. Uma tradição deliciosa, diga-se de passagem. Tem até nome especial para os biscoitos. Biscoito normalmente se chama Keks, mas os biscoitos de natal são chamados de Plätzchen ou Gebäck. Eu diferencio assim: se é biscoito de pacote, tipo oreo, se chama Keks, mas se são esses feitos em casa, então é Plätzchen. O nome completo é Weihnachtsplätzchen (claro que tinha que ser um nome grande, né?).
Voltando à tradição, nessa época, os supermercados se enchem de cortadores, fondant, enfeites de todo o tipo, misturas prontas e todo tipo de acessórios para biscoitos. Por sua vez, as mamães e vovós vão buscar suas mais tradicionais receitas e começar a preparar várias ( e quando eu digo várias é várias mesmo, tipo 10-15) fornadas de biscoito, entre receitas tradicionais e novas. Muitas adoram experimentar novos sabores. Minha sogra faz sempre várias receitas diferentes, mesmo quando a gente diz que quer só uns 3 ou 4 tipos, lá vem ela com uns 10!
A coisa legal dessa tradição, é que as crianças são envolvidas no processo. É um momento familiar muito legal. Alicia, por exemplo, adora. Eu estou atrasada com isso. Comecei ontem – o ideal é ter biscoitos já para o primeiro advento ( vou falar disso em outro post), que já é semana que vem. Minha sogra já está lá a todo vapor. Quando ela trouxer os biscoitos, eu vou atualizar as fotos aqui.