O Natal está chegando e com ele, um monte de tradições aqui na Alemanha. Uma tradição bem legal é a do calendário do advento (Adventskalender), que é basicamente um contador para os 24 dias que antecedem o Natal (leia mais na Wikipedia). O calendário do advento originou-se com um simples risco de giz na porta e hoje em dia existe nos mais diversos formatos e para os mais diversos gostos.
O mais comum é o que vem com chocolates, em que você tem uma caixinha com 24 janelinhas e a cada dia você abre uma e tem um chocolatinho. Mas existe calendário dos mais diversos tipos: de chá, de cosméticos, de cerveja – afinal estamos na Alemanha – e, pasmem, até de brinquedos eróticos!
Além dos já prontos, existe os “semi-prontos”. Esses foram os que eu adotei nos últimos anos. Alguns têm formatos de botinhas, outros são várias caixinhas, etc. Você encontra uma variedade enorme deles por aqui. Aí basta você preencher com alguma coisa. O bom é que dá para variar, pode colocar chocolate, biscoito, algum presentinho. Para Alicia, além dos doces, eu coloquei acessórios para cabelo, anéis, cola, fita adesiva colorida, etc. Você pode já preencher todos os dias com surpresas ou ir colocando a medida que os dias vão passando. Aqui todo dia, logo antes do café, é hora de ir ver o que tem no calendário. Eu acho bem legal, pois vai criando uma expectativa em torno do Natal.

Muitas mães são ainda mais tradicionais e fazem elas mesmas os calendários. As lojas de artesanato( e algumas de decoração) vendem adesivos, sacolinhas, barbantes, pregadores, caixinhas, enfim, tudo o que você possa precisar pra fazer o seu.
Acho que mesmo que não seja uma tradição no Brasil, dá pra fazer. Se você tem filhos, vale a pena tentar. A Dani Vasconcelos, do Ricota não derrete. até fez nesse vídeo (aliás, toda essa decoração ficou bem legal):
Eu estou um pouco empolgada e estou pensando em fazer um do zero este ano. Vamos ver se consigo.