Planejando uma festa (parte 1)

Eu criei este blog não apenas para postar receitas ( não parece, eu sei!), mas também para postar sobre festinhas. Hoje eu vou falar sobre o processo de planejar uma festinha bonitinha, mas sem exageros. Em outro post mostro com mais detalhes as festinha que ja fiz.

Então, vou usar a  festinha de Alicia do ano passado, cujo tema foi “Frozen” como exemplo. Eu digo tema, mas é mais uma inspiração, mesmo. No geral, prefiro não usar muitas coisas licenciadas na decoração. Deixo isso para as lembrancinhas. Eu acho que fica mais atemporal, muito embora devo confessar que fica menos infantil – admito, faço a decoração mais pra mim do que pra Alicia. Mas eu vou tentando mostrar pra ela que vai ficar bonito também e no final ela também gosta.

Tudo começa com a definição do tema. E normalmente defino isso com bastante antecedência. Até porque, como sou eu quem faz quase tudo, preciso ter tempo de encontrar referências, comprar o material e ir confeccionando o que for preciso. Tema escolhido, é hora de criar um “Board” no Pinterest e começar a pesquisar referências. Eu gosto muito das festa americanas. São bonitas, mas sem o exagero das festas brasileiras.

Board no Pinterest

Depois de pesquisar algumas referências, é hora de definir a paleta de cores. Gosto de definir até 3 cores base e aí vou trabalhando com degradês, se for o caso. Para o caso da festa Frozen, escolhi azul, prata e branco. Nesse caso, nem dava pra fugir muito.

Com tema e paleta definidos, em geral seleciono umas 2-3 referências e começo então a definir o que vou fazer, o que vou comprar, o que vem do Brasil. Para a festa Frozen, eu pedi a minha mãe para fazer as bolsinhas que seriam usadas como lembrancinha. Eu encomendei o tule aqui e mandei pra ela. Ela fez e mandou por um amigo.  A antecedência aqui é primordial. Alicia faz aniversário no finalzinho de marco.  Saber antes de dezembro o tema e referências é importante, pois em geral, entre dezembro e fevereiro, tem sempre alguém indo/vindo do Brasil e se eu precisar que minha mãe faça/mande algo, então fica mais fácil.

No caso dessa festa, foi importante também já saber disso, pois como Frozen tem tudo a ver com neve e neve tem tudo a ver com o Natal, deu pra comprar algumas coisas de decoração de natal pra usar na festa. Eu também encomendei algumas coisas nos EUA e precisei esperar cerca de 1 mês para receber. O mesmo se aplica se for comprar algo no AliExpress.

Uma coisa que eu ainda preciso aprender, é a definir com mais precisão o que vou querer ou não, pois acabo fazendo e/ou comprando coisas que no final não uso. No caso, eu guardo tudo para ver se dá pra reusar em outro contexto!

Além do Pinterest, que é ótimo para colecionar refências,  também uso o Evernote para ir fazendo o planejamento. Lá crio um caderno para a festa e aí saio criando notas para coisas como:  “o que/onde comprar”, “convidados”,  “comes e bebes”, “lembrancinhas” (eu detalho até o que vai dentro de cada lembrancinha), etc. Confesso que não é tão organizado como poderia ser, mas é uma mão na roda!

Cadernos no Evernote

Aí é começar a por a mão na massa. Como eu trabalho (No momento estou de licença maternidade, mas não significa que eu tenha mais tempo), é importante começar logo. Pelo menos dois meses antes, para que dê pra fazer as coisas, sem que eu precise me estressar. Além do que, como eu  gosto muito de todo o processo, acaba sendo um passatempo também. Até as comidas, na medida do possível, eu tento fazer antes também. Aliás, essa é a parte mais difícil, pois não tem como adiantar muito, nem tudo pode ser congelado. E como aqui não tem pra comprar fácil, é importantíssimo que todo o resto esteja praticamente pronto, para que só fiquem faltando as comidas.

No final, eu AMO ver o resultado. E amo quando Alicia diz que a festa tá linda. Afinal de contas, é tudo pra ela. Agora, não se iludam, sempre vai ter algo que poderia ter ficado melhor – Inclusive se fosse feito por profissionais – mas até hoje  eu sempre gostei do resultado 😉

Mesa Frozen
Mesa Frozen

 

Um comentário em “Planejando uma festa (parte 1)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s