Ratatouille

Ratatouille deve ser um dos pratos mais famosos da culinária francesa, por causa do filme de mesmo nome. Quem não lembra do ratinho Rémy preparando esta iguaria  para o crítico Anton Ego? (ok, tive que pesquisar o nome do crítico :P).

Como mostrado no filme, o prato pode tanto ser preparado de forma gourmet (e o que é que nao pode ser gourmetizado?!), quanto pode ser preparado em forma de  comfort food (forma gourmet de dizer comidinha de mãe). Eu já preparei de várias formas, mas acho que nunca a versão do filme e  até hoje, todas ficaram muito gostosas. Em 2007, ano de lançamento do filme, seria impensável pra mim comer este prato, mas meu paladar mudou tanto desde que me mudei pra cá. Hoje aprecio muitas receitas vegetarianas (às vezes veganas também). E os ingredientes dessa receita são figurinha fácil na minha geladeira.

Ontem eu preparei uma das versões que eu mais gosto. Aqui vai a receita. De antemão aviso que as quantidades podem variar, vai de acordo com o gosto do freguês e de acordo com o que tem na geladeira ( alô Rita Lobo!)

 

ratatouille
Ratatouille

 

 

 

Ingredientes:

  • 1 berinjela
  • 1 abobrinha
  • 1 pimentao vermelho ou amarelo (sao mais docinhos, ficam melhor que o verde)
  • 1 cebola
  • 2 tomates (usei uns 8 tomates cereja)
  • 1 caixinha de molho de tomate
  • sal e pimenta a gosto
  • alecrim (pode colocar tomilho, basílico, suas ervas de preferência)

Modo de preparo:

Eu corto todos os ingredientes em cubinhos e vou grelhando separadamente na panela em pequenas porções e vou reservando. Como eles têm tempos de cozimento diferente, acho que é importante essa parte. Em geral, grelho na ordem: berinjela, abobrinha, pimentão.

Daí refogo a cebola, acrescento os tomates e refogo mais um pouquinho. Então tempero com sal e pimenta e coloco o molho de tomate pra esquentar um pouco.

Em seguida, acrescento os vegetais já grelhados e que estavam reservados.  Daí acrescento o alecrim pra dar uma camada de aroma e sabor! Voilá! Está pronta!

 

Algumas variações:

  • Às vezes eu dou so uma leve refogada na berijela e na cebola e levo tudo ao forno. às vezes eu simplesmente dou uma temperada no molho e levo ao forno.
  • Ao invés de molho de tomate , uso tomates pelados
  • As vezes nao coloco molho nem tomates pelados
  • Usar ervas diferentes
  • Adicionar alho

Esse prato pode tanto ser servido como prato principal, como também como acompanhamento de peixe, frango. Acho que nunca comi com carne, mas deve ficar bom também.

Outra forma de servir, com cuscuz marroquinho. Fica muito gostoso. Da penúltima vez que eu fiz, tinha feito: salmão, cuscuz marroquinho e ratatouille. Todos adoraram!

 

ratatouille_cuscuz
Ratatouille servida com cscuz marroquino

Se você nunca tentou fazer, tente e se apaixone por esta delícia.

 

 

Um comentário em “Ratatouille

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s