Natal na Alemanha: Advento

Bem, essa não é exatamente uma tradição alemã, mas cristã. De toda forma, o advento é mais celebrado aqui do que no Brasil.

Da Wikipedia:

O Advento (do latim Adventus: “chegada”, do verbo Advenire: “chegar a”) é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal. Para os cristãos, é um tempo de preparação e alegria, de expectativa, onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus Cristo, vivem o arrependimento e promovem a fraternidade e a Paz. No calendário religioso este tempo corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal.

Aqui, nesse período do advento praticamente em todas as casas tem uma coroa do advento (Adventskranz). Você encontra em tudo quanto é supermercado, loja de decoração coroas já prontas ou o material para fazê-las. As mais tradicionais são como esta aqui:

adventskranz
Adventskranz (Imagem: Pinterest)

Essa coroa é cheia de simbolismos (no artigo da Wikipedia explica tudo). O mais forte deles, entretanto, são as velas. Existem versões que usam apenas as velas. Esse ano, assim como ano passado, eu optei por uma versão só com velas. A daqui de casa esse ano ficou assim:

adventskranz_2016

A cada domingo do advento, uma vela é acesa. Ontem foi o primeiro advento, então acendemos a primeira vela. Próximo domingo, acenderemos a de ontem e a segunda, até o quarto advento, em que todas as velas são acesas.  Aqui em casa, aproveitamos a hora do café, para acender a vela e comer os biscoitos que fizemos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s